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CURSOS - Apple

AP320 Desenvolvimento de Aplicações para iPhone com o Cocoa Touch Framework

Helder da Rocha (helder@argonavis.com.br)

Carga-horária::

Pré-requisitos: : conhecimento de Objective-C 2.0 e classes essenciais do Foundation Framework (principalmente strings, coleções e KVC). Esses assuntos são tratados no curso AP100.

Descrição:

Este curso apresenta os principais recursos da criação de aplicações nativas do iPhone 3.0 em um roteiro prático e abrangente. O programa explora a construção de aplicações usando os recursos disponibilizados pelo UIKit que são a base da maior parte das aplicações iPhone, mostra como programar usando os recursos de toque, movimento, localização e câmera do iPhone, acessar a Web e o banco de dados interno, e fornece uma breve introdução a assuntos mais complexos como OpenGL ES e animações 2D. Em cada módulo são apresentados exemplos que demonstram o tema principal do módulo, e propõe exercícios que exploram o assunto abordado. O curso e os exemplos procuram sempre seguir os padrões, melhores práticas de desenvolvimento, e guias de estilo de usabilidade recomendados pela Apple.

Este curso não é um treinamento oficial da Apple.

Público-alvo: programadores de sistemas Apple: Mac OS X e iPhone.

Tópicos:

  1. Introdução prática: uma aplicação iPhone completa
  2. Arquitetura, frameworks, documentação e ambientes de desenvolvimento
  3. Visão geral do framework Cocoa e AppKit: recursos, classes, métodos, documentação, soluções
  4. Aplicações iPhone: estrutura, tipos, ciclo de vida, limitações
  5. Gerência de Memória
  6. Interface Builder, Outlets, Actions
  7. Tabelas e Seções, Delegates, DataSources
  8. Hierarquia de janelas, controladores, views e navegação
  9. Teclado e eventos de toque e movimento
  10. Desenho de texto e imagens
  11. Localização, acelerômetro e fotos
  12. Entrada e saída, arquivos, streaming, Web e rede
  13. Persistência de dados
  14. Distribuição
  15. Core Data
  16. Preferências
  17. Animação 2D e audio
  18. Open GL ES
  19. Debugging com Instruments
  20. Melhores práticas

Material didático: apostila em português e exemplos de código de autoria de Helder da Rocha e material de referência dos sites oficiais da Apple e de grupos de usuários online.

Solicite uma proposta com o programa detalhado e amostra do material didático e exercícios.

Disponibilidade: A partir de 27/out/2009. Este curso pode ser realizado in-company (em qualquer cidade) para turmas fechadas (grupos, escolas ou empresas).

Customização: O programa deste curso e carga-horária podem ser adaptados ou customizados de acordo com as necessidades do grupo interessado.

Observações: O ambiente de desenvolvimento para este curso utiliza o iPhone Simulator do XCode como plataforma de testes.

Cursos relacionados:

Recomendações e referências: Para melhor aproveitamento do curso, é recomendável (embora não essencial) explorar um pouco o ambiente XCode e a linguagem Objective-C. Também é importante conhecer como usuário o ambiente do iPhone ou iPod. Abaixo estão algumas das referências usadas para elaborar este treinamento.

Sobre o autor/instrutor: Helder da Rocha é autor de vários treinamentos e tutoriais em tecnologias Web, Java, XML, boas práticas e padrões de design em programação orientada a objetos. Desde 2008 tem prestado consultoria, treinamento e serviços de desenvolvimento de software a empresas que produzem software para Mac OS X e iPhone, entre elas JumpStart (EUA), LiveTouch, 3W e Lightcomm. Atualmente participa de um projeto open-source de aplicação iPhone (iCouchSurfing), para o qual escreveu o código inicial. Mais informações aqui.