Carga-horária::
Pré-requisitos: : conhecimento de Objective-C 2.0 e classes essenciais do Foundation Framework (principalmente strings, coleções e KVC). Esses assuntos são tratados no curso AP100.
Descrição:
Este curso apresenta os principais recursos da criação de aplicações nativas do iPhone 3.0 em um roteiro prático e abrangente. O programa explora a construção de aplicações usando os recursos disponibilizados pelo UIKit que são a base da maior parte das aplicações iPhone, mostra como programar usando os recursos de toque, movimento, localização e câmera do iPhone, acessar a Web e o banco de dados interno, e fornece uma breve introdução a assuntos mais complexos como OpenGL ES e animações 2D. Em cada módulo são apresentados exemplos que demonstram o tema principal do módulo, e propõe exercícios que exploram o assunto abordado. O curso e os exemplos procuram sempre seguir os padrões, melhores práticas de desenvolvimento, e guias de estilo de usabilidade recomendados pela Apple.
Este curso não é um treinamento oficial da Apple.
Público-alvo: programadores de sistemas Apple: Mac OS X e iPhone.
Tópicos:
Material didático: apostila em português e exemplos de código de autoria de Helder da Rocha e material de referência dos sites oficiais da Apple e de grupos de usuários online.
Solicite uma proposta com o programa detalhado e amostra do material didático e exercícios.
Disponibilidade: A partir de 27/out/2009. Este curso pode ser realizado in-company (em qualquer cidade) para turmas fechadas (grupos, escolas ou empresas).
Customização: O programa deste curso e carga-horária podem ser adaptados ou customizados de acordo com as necessidades do grupo interessado.
Observações: O ambiente de desenvolvimento para este curso utiliza o iPhone Simulator do XCode como plataforma de testes.
Cursos relacionados:
Recomendações e referências: Para melhor aproveitamento do curso, é recomendável (embora não essencial) explorar um pouco o ambiente XCode e a linguagem Objective-C. Também é importante conhecer como usuário o ambiente do iPhone ou iPod. Abaixo estão algumas das referências usadas para elaborar este treinamento.
Sobre o autor/instrutor: Helder da Rocha é autor de vários treinamentos e tutoriais em tecnologias Web, Java, XML, boas práticas e padrões de design em programação orientada a objetos. Desde 2008 tem prestado consultoria, treinamento e serviços de desenvolvimento de software a empresas que produzem software para Mac OS X e iPhone, entre elas JumpStart (EUA), LiveTouch, 3W e Lightcomm. Atualmente participa de um projeto open-source de aplicação iPhone (iCouchSurfing), para o qual escreveu o código inicial. Mais informações aqui.