Padrões de Design com aplicações em Java

24 ou 32h

Descrição

Este curso apresenta todos os 23 padrões de projeto (design patterns) do livro "Design Patterns" do "Gang of Four" (Gamma, Helm, Johnson, Vlissides) e os ilustra com exemplos e exercícios. Os exercícios ajudam na descoberta e distinção dos padrões de projeto. O curso é dividido em cinco partes, cada um tratando de um grupo de padrões que possuem propósitos semelhantes.

Conhecer os 23 GoF Design Patterns é disciplina obrigatória a qualquer desenvolvedor Java. Conhecendo padrões de projeto tradicionais, o desenvolvedor terá mais facilidade em compreender sistemas como frameworks e aplicações que usam os padrões, como diversas aplicações open-source existentes. Poderá analisar e debater esses sistemas em um nível de abstração mais alto proporcionado pelo vocabulário de padrões que terá aprendido. Este curso aprofunda e solidifica o conhecimento dos alunos em relação à análise e design orientado a objetos, permite que se familiarizem mais rapidamente com qualquer sistema, e encontrem soluções com maior facilidade. Promove o reuso, desacoplamento e coesão do software produzido, e contrubui para melhorar a sua qualidade.

Dependendo da duração do curso, a parte prática pode ocupar de 30 a 50% do tempo de treinamento (24 ou 32 horas). Na versão completa, um exercício aplicando cada padrão apresentado é proposto. Na versão mais curta, exercícios são propostos em padrões selecionados.

Ao final deste curso, o aluno deverá ter condições de

  • Identificar os 23 padrões de projeto "clássicos" e saber como implementá-los em Java
  • Decidir entre padrões que podem ser aplicados em determinado cenário e seu custo-benefício
  • Identificar cenários potenciais para aplicação de padrões em suas aplicações Java
  • Identificar padrões de projeto já existentes em suas aplicações, em frameworks e aplicações de terceiros
  • Comunicar-se com maior clareza empregando no seu vocabulário os nomes dos 23 padrões

Programa

  • Parte 1 - Introdução a padrões de projeto
  • Parte 2 - Interfaces
    • Introdução
    • 1. Adapter
    • 2. Facade
    • 3. Composite
    • 4. Bridge
  • Parte 3 - Responsabilidades
    • Introdução
    • 5. Singleton
    • 6. Observer
    • 7. Mediator
    • 8. Proxy
    • 9. Chain of Responsibility
    • 10. Flyweight
  • Parte 4 - Construção
    • Introdução
    • 11. Builder
    • 12. Factory Method
    • 13. Abstract Factory
    • 14. Propotype
    • 15. Memento
  • Parte 5 - Operação
    • Introdução
    • 16. Template Method
    • 17. State
    • 18. Strategy
    • 19. Command
    • 20. Interpreter
  • Parte 6 - Extensão
    • Introdução
    • 21. Decorator
    • 22. Iterator
    • 23. Visitor
  • Parte VI - Estudos de caso
    • Combinação de padrões
    • Model-View-Controller (MVC)
    • Padrões na API Java e em Frameworks populares

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