eXtreme Programming Brasil 2002 - Palestras da Argo Navis

 

Esta página contém as palestras ministradas por Helder da Rocha no evento eXtreme Programming Brasil 2002, promovido pela Objective Solutions e realizado em São Paulo, de 4 a 6 de dezembro, com a presença de Kent Beck, e outros pioneiros do XP no mundo e no Brasil.

Estão disponíveis as palestras em PDF e código-fonte dos exemplos para download. Para rodar os exemplos disponíveis, é preciso usar o Jakarta Ant (http://jakarta.apache.org/ant).

Clique para visualizar PDF (226 kB)Testes de Unidade com o JUnit: uma introdução à prática de testes de unidade, test-driven development, JUnit framework para Java e extensões para o JUnit.

Realizar testes de unidade é uma prática fundamental em projetos XP. Em projetos baseados na linguagem Java, esta prática pode ser implementada com a ajuda do JUnit, o mais popular framework de testes para Java. Escrito por Kent Beck e Martin Fowler, o JUnit faz parte da família de ferramentas de testes xUnit, que inclui implementações do framework para SmallTalk, C++ e outras linguagens. Apesar de simples, JUnit oferece um ambiente completo para a realização de testes de unidade em código Java, e ainda suporta extensões - algumas bastante populares como o Jakarta Cactus, usado em testes para na plataforma J2EE.

Nesta palestra apresentaremos o JUnit e demonstraremos como utilizá-lo para testar aplicações desenvolvidas em Java. Utilizando um pequeno estudo-de-caso, será apresentado um roteiro passo-a-passo ilustrando a aplicação da metodologia test-first com o JUnit. Serão discutidas dificuldades relativas à prática de testar, tais como técnicas para descobrir testes, como lidar com dependências, testes em GUIs, etc. Apresentaremos também alguns frameworks que estendem o JUnit para lidar com cenários específicos de teste, tais como o Cactus, J2EEUnit, JXUnit e HttpUnit.

Download da versão em PDF (zipada) (188kB).

Código-fonte de demonstrações para download

Clique para visualizar PDF (341 kB)Testes de integração em J2EE com o Cactus: apresentação do Jakarta Cactus com demonstrações de uso do cactus para testar servlets e outros componentes J2EE.

Realizar testes em aplicações J2EE apresenta diversas dificuldades devido à dependência do código desenvolvido em relação ao container. Uma das soluções possíveis para solucionar este problema é a utilização de stubs ou mock objects para simular as reações do EJB container ou do servlet container ao código desenvolvido. O framework Jakarta Cactus propõe uma alternativa que permite testar o código dentro do próprio container onde será executado. Consiste na utilização de um proxy que intercepta as chamadas do cliente e respostas do servidor permitindo testar a integração entre a aplicação e seu container.

Esta palestra apresenta o Jakarta Cactus, descreve seu funcionamento e mostra como utilizá-lo para realizar testes dentro de um container J2EE. Download da versão em PDF (zipada) (313 kB)

Código-fonte de demonstrações para download

Veja também mais exemplos, um tutorial sobre o Ant e mais código-fonte com testes em Implementando XP em Java. Como a palestra é mais antiga, alguns exemplos podem requer mais trabalho (já que dependem de ferramentas opan-source em versões alfa e beta que eventualmente mudam e se tornam incompátíveis).